Curso de Direito da FMT participa de pesquisa sobre a percepção da criminalidade
O curso de Direito da Faculdade Madre Thaís (FMT) vai participar de pesquisa que está investigando a percepção da criminalidade de alunos de cursos de graduação. Trata-se de um grupo interdisciplinar de pesquisadores de diversas instituições de ensino superior que estão desenvolvendo o trabalho.
A duração é de 10 anos, para poder captar variações temporais. Ela foi iniciada em 2016 e está prevista para durar até 2025. O convite foi feito ao coordenador do curso, na FMT, professor Josevandro Raymundo F. Nascimento, pelo professor Dr. Alysson Ramos Artuso, um dos coordenadores da pesquisa.
“Fazemos essa investigação por meio de um questionário eletrônico com 10 perguntas sobre criminalidade, corrupção e eventos do noticiário, como impeachment e Lava Jato. Para isso, sorteamos as instituições e cursos em que pretendemos fazer a aplicação do questionário,” explica o pesquisador.
Os objetivos da pesquisa são: verificar a percepção dos estudantes das IES sobre o fenômeno da criminalidade; verificar a percepção dos estudantes das IES sobre eventos históricos que impactam no fenômeno criminal e em sua percepção; verificar se há mudanças, com o passar do tempo, nas respostas.
O projeto é coordenado pelos pesquisadores Leandro Ayres França (PUC-RS / Estácio), Alysson Ramos Artuso (IFPR), Eduard Henry Lui (IFPR), Tiago Wolfgang Dopke (IFPR) e Leonardo Carbonieri Campoy (PUC-PR).
Os coordenadores explicam que "a participação neste estudo é voluntária e não identificada. Mesmo não tendo benefícios diretos em participar, indiretamente o participante estará contribuindo para a compreensão do fenômeno estudado e para a produção de conhecimento científico. Os resultados da pesquisa serão publicados em artigos científicos, sem possibilidade de se identificar os participantes, que são anônimos mesmo para os pesquisadores.”